domingo, 22 de setembro de 2013

Parabenizamos o dedicado aluno Diego dos Santos – 17 anos do Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua, pela aprovação em 2º lugar no vestibular  da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Curso Prestado: Administração com ênfase em Comércio Exterior – UEPG

2º lugar na cota das escolas públicas.
Entrevista com o Calouro


1)    Você estava preparado para o processo de provas? Foi fácil / difícil? Justifique.
R: Sim. Desde pequeno eu já entendia que os estudos são fundamentais para se ter sucesso na vida, provavelmente, devido ao exemplo que recebi de minha irmã que já trilhou há alguns anos o mesmo caminho, cursando uma universidade, e ao incentivo que recebi de meus pais, que me falaram que não tiveram a oportunidade de seguir os estudos, mas que iriam dar me todas as condições para fazê-lo. Por isso, me dediquei e esforcei-me ao máximo no decorrer dos anos, e minha preparação para essa realização começou desde cedo. Além de colocar minha fé no Senhor e saber que se eu fizesse a minha parte, Ele não me desapontaria.
            Achei que a prova foi difícil, mas não tanto quanto as pessoas me falavam que era. As questões são muito bem elaboradas, porém é você que precisa fazer a sua parte: estudar e também controlar seu emocional. Estes são fatos importantíssimos para deixar qualquer prova ‘’menos difícil’’.
2) Você que estudou toda a vida na rede pública, imaginava que iria conseguir passar no vestibular?
R: Sim, talvez não logo no primeiro vestibular, mas cursar uma universidade já era a minha meta. Entendo que a instituição escolar tem sim a sua parcela nesse tipo de conquista, mas o que mais conta é a vontade do aluno em aprender mais e buscar as suas realizações.
3) Ao saber da sua aprovação, qual foi sua reação?
R: Eu fiquei muito feliz. Estava aguardando o resultado através do rádio para poder ouvir, também, se meus colegas passavam. Antes de passarem a lista, recebi várias mensagens de minha irmã me parabenizando, pois já tinha visualizado o resultado pela internet. Minha mãe estava ao meu lado no momento em que eu soube da aprovação e comemorou muito junto comigo. Fiquei com um sentimento de ‘’missão cumprida’’.
4) Qual sua expectativa ao iniciar o curso?
R: Eu acredito que o ‘’mundo acadêmico’’ é bem diferente do ambiente escolar, com novos desafios, novos objetivos, novas e maiores responsabilidades, na qual as coisas tendem a se torna cada vez mais difíceis, e devido a isto, eu devo continuar me dedicando para superar todos esses pontos com êxito.
5) Quais as dicas que você dá para os seus colegas?
R: Primeiramente, ser disciplinado e ter vontade de estudar. Com isso, você dá um grande passo para as demais coisas. Depois, usar o máximo de provas anteriores para entender como as questões são cobradas na prova. Manter a tranqüilidade durante os estudos e, principalmente, no dia da prova. Além de estabelecer um relacionamento legal com os professores (caso ainda esteja estudando) pedindo ajuda e tirando as dúvidas que possui. E por último, não se deve esquecer de reservar um período para si, ou seja, deve-se estabelecer tempo para estudar e também para se divertir / descansar, para não tornar os estudos uma coisa chata e cansativa.

Foto : Mateus Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário